23/06/2022

a minha amiga queria encontrar title tracks do kpop que não fossem sobre o amor. eu gostei da ideia e tentei reunir algumas.

Antes de começarmos, queria dar uns avisos paroquiais sobre algumas mudanças que fiz aqui. Agora este blog tem uma página sobre mim, na qual você pode descobrir o meu mapa astral, cheiro favorito e o que eu gosto de fazer no tempo livre. Também temos uma biblioteca de links com alguns dos meus interesses atuais. 

Para mim, o HTML/CSS sempre foi uma espécie de monstro de sete cabças, mas estou começando a me divertir tentando personalizar menus e criar botões. Quem sabe isso não vira um novo passatempo, não?

Agora... indo ao assunto principal (e com título autoexplicativo): title tracks do KPOP que não sejam sobre o amor.


 Ou talvez eu só seja alguém que dá atenção demais para relações platônicas e interprete tudo do jeito mais friend-zone possível. (fazem uns bons dois anos que me questiono se estou no espectro arromântico)

1. Time of Our Life - DAY6

Como já comentado aqui antes, eu fui uma grande MyDay por alguns anos. Ainda tenho um carinho enorme pelos meninos do DAY6 e pelas músicas, mas confesso que não os acompanho mais do jeito que acompanhava em 2018. "Time of Our Life" é a title-track da primeira parte da trilogia "The Book of Us", lançada em 2019. Este foi o último comeback que eu acompanhei freneticamente como MyDay. 

Interpreto a letra de "Time of Our Life" como a narração do encontro de dois bons amigos. Minha melhor amiga mora em uma cidade longe da minha, e toda vez que nos encontramos, sentimos emoções muito parecidas com as retratadas na música. Não só entendemos que nós duas passamos por poucas e boas, mas também temos consciência que queremos nos divertir e fazer memórias para a vida toda. 

Don't worry about anything / Trust it all to me / So this moment right now / Can become a page / That we can read again / This is our page / Our page 

2. Billlie - Ring X Ring

Bem... é uma música macabra sobre uma menina desaparecida. Definitivamente não é sobre amor. E tem uma das coreografias mais impressionantes que o KPOP fez em tempos!

Sempre gostei de grupos que tinham um lore a ser descoberto, e o Billlie é um grupo muito promissor neste quesito. A ideia de que existe uma garota chamada Billlie e que as meninas estão em busca dela é muito interessante (e me deixa um pouquinho assustada de vez em quando, não vou mentir). 

A sonoridade deste debut não é a que eu costumo gostar, mas tudo nele foi tão bem produzido que acabou me fisgando. "Snowy Night" foi uma das minhas músicas preferidas de 2021 e também adorei "GinGaMinGaYo". Este grupo tem uma energia muito parecida com o começo da carreira do Red Velvet, e as teorias macabras fazem tudo ficar ainda mais parecido. Mal posso esperar para ver o que este rookie da Mystic Story tem para revelar!

3. Twenty-three - IU

Me escutem: esta é a minha música preferida no KPOP inteiro. O instrumental consegue ser debochado, frustrado e sensual ao mesmo tempo, fazendo um convite maravilhoso para entrar de cabeça nos pensamentos da IU.

Mas a cereja do bolo é com toda certeza a letra. A forma como a IU traduz tão bem a frustração que você sente ao tentar atingir as expectativas da sociedade e não conseguir é tão realista que chega a ser brutal. E eu aprecio muito como essa pressão é tratada de um jeito extremamente irônico. É um desabafo honesto sobre não se sentir adulta. Sobre não querer se transformar em um adulto tão rápido, mas também saber que você nunca mais vai conseguir voltar a ser uma criança. E com isso, vem sempre a ansiedade. 

Para o momento que vivo, "Twenty-three" é uma música que ilustra os meus dilemas mais profundos com metáforas de animaizinhos para decorar. 

4. Soul Lady - Yukika

A Yukika é a minha solista preferida. Desde que descobri o mundo cintilante do city pop com "Lady" da Yubin, este estilo me fascinou. A discografia dessa atriz, modelo, dubladora e cantora japonesa que vive na Coréia do Sul é um baú do tesouro cheio de faixas que também trazem o city pop para o KPOP. Existem poucas solitas nugus que conseguem manter um trabalho tão consistente e caprichado como a Yukika.

"Soul Lady" é a title track e título do seu primeiro álbum de estúdio. Com uma track list assinada por alguns dos produtores mais conhecidos do KPOP, a Yukika tem como tema principal a sua mudança do Japão para a Coréia do Sul, e como ela se sentiu durante o processo. A title track se mantém lindamente no tópico. 

De um jeito leve e divertido, a letra trata das diferenças que a cantora sentiu ao imigrar, o seu fascínio pela vida agitada de Seoul e como, mesmo sentindo saudades de casa, ela gosta de quem ela se tornou. E agora, Yukika é uma dama de alma e também uma lady de Seoul (eu amo esse trocadilho).

5. How People Move - AKMU

O AKMU também tem uma discografia cheia de title tracks que não são sobre o amor. "Play Ugly" e "Dinossaur" são dois exemplos de músicas muito profundas e que não mencionam sentimentos românticos. Pelo contrário: "Play Ugly" é uma carta aberta para todos que já praticaram bullying na escola, e "Dinossaur" conta uma história marcante (e triste,devo dizer) da infância da dupla.

Escolhi "How People Move" para representar o AKMU por um simples motivo: essa música é muito divertida. Ela é dançante, alegre e leve. Todos os seus versos são muito bem compostos e cumprem muito bem a proposta de fazer uma canção brincalhona e de alta qualidade.

"How People Move" faz com que eu me sinta em um musical psicodélico, e isso é tudo o que eu preciso.

6. Dalla Dalla - ITZY

Queria encerrar esta lista fazendo uma exceção e falando sobre o amor. Mas o amor próprio. 

Eu sei que a letra de Dalla Dalla pode ser considerada muito clichê hoje em dia, mas em fevereiro de 2019 ela era algo muito refrescante e novo no KPOP. Como sempre: a JYP é a mestra dos debuts. Não conheço um grupo da empresa que não tenha uma estréia memorável e muito bem executada. (sou JYP stan, então a minha opinião não é nem um pouco imparcial)

Para o grupo que popularizou de novo o teen crush na Coréia, uma title track focada no amor próprio é uma escolha ótima.

PS: se a Ryujin quiser casar comigo, eu não vou reclamar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário